sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Gestão de Dados de Pesquisa

O universo da produção científica está em constante e avassaladora expansão. Para manter a integridade, a eficiência e a reprodutibilidade das pesquisas, as universidades e os pesquisadores devem garantir que os dados relevantes relacionados aos resultados e às publicações geradas pelas pesquisas estejam organizados, sejam arquivados, tornem-se acessíveis e sejam citados, permitindo que os resultados e a metodologia de coleta possam ser verificados ou mesmo reutilizados no futuro.
O recente Comunicado da Fapesp sobre o requisito do Plano de Gestão de Dados para projetos temáticos ressalta “a gestão adequada dos dados de pesquisa como parte essencial das boas práticas de pesquisa” e a importância de as informações oriundas de projetos financiados pela Fundação serem “gerenciadas e compartilhadas de forma a garantir o maior benefício possível para o avanço científico e tecnológico” [1].
Cada vez mais as instituições e os financiadores de pesquisa (agências de fomento, universidades, empresas, governos, etc) estão solicitando aos pesquisadores que os dados que sustentam publicações científicas, ou quaisquer dados com valor de longo prazo, sejam adequadamente organizados, armazenados e disponibilizados. Isso é crucial para manter a integridade e a reprodutibilidade da pesquisa. 
Na prática, gerenciar os dados de pesquisa é responsabilidade dos pesquisadores e das instituições. Espera-se que os pesquisadores e as instituições compartilhem dados, amostras, coleções físicas e outros materiais de apoio criados ou reunidos no decurso do trabalho de pesquisa. A gestão de dados de pesquisa deve ser importante para universidades, financiadores, pesquisadores e bibliotecários. É preciso criar mecanismos facilitadores para que isso aconteça, observando aspectos operacionais, procedimentais, políticos, culturais e educacionais.
Exigido por agências públicas e privadas de apoio à pesquisa científica dos Estados Unidos, da Europa e Austrália, o plano de gestão de dados de pesquisa é parte do planejamento de projeto e integra a documentação de pesquisa. Significa que atualmente, é necessário não apenas explicitar o escopo e objetivo da pesquisa, como também os dados que serão produzidos, como serão tratados, armazenados, preservados e disseminados. Sendo assim, precisamos saber como gerenciar nossos dados de pesquisa hoje, agora mesmo! 
Leia o artigo completo aqui:

Gestão de dados de pesquisa: o que precisamos saber hoje!


Nenhum comentário:

Postar um comentário