quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Jornal de Resenhas volta com versão online

[extraído de: http://bit.ly/2vYT6mH] Lançado em 1995 graças a uma parceria entre a USP e o jornal Folha de S. Paulo, o Jornal de Resenhas era um encarte que tinha como objetivo cobrir sistematicamente o movimento editorial brasileiro. Extinto em 2004, o tabloide acaba de retomar as atividades, 13 anos depois, em versão on-line, disponível no endereço www.jornalderesenhas.com.br.
A publicação voltou neste ano com um caráter inovador. A maior novidade é sua abertura: agora, quem estiver interessado tem a oportunidade de enviar resenhas próprias para serem publicadas no site do jornal, que já está em funcionamento. Como critério de seleção, os textos passarão por uma filtragem da equipe editorial. Os artigos aprovados serão publicados.
“A ideia é atingir todo o mercado editorial brasileiro. Democratizando o acesso, daremos espaço para qualquer estudante ou leitor interessado em enviar resenhas de livros”, explica o professor Milton Meira do Nascimento, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, um dos editores responsáveis pela iniciativa. “Não há restrições. O que importa é que o texto seja de qualidade. A ideia é levantar um espaço de debate acerca do que se publica no Brasil.”
Outra novidade é a parceria do tabloide com países de língua portuguesa, a fim de publicar resenhas literárias de diferentes países de língua portuguesa. O convênio com intelectuais lusófonos possibilitará a criação de um acervo de resenhas referentes aos livros publicados nessas nações, algo importante e notável para o meio literário nacional, acrescenta o professor.
Publicado sempre nas primeiras segundas-feiras do mês e encartado na Folha, o Jornal de Resenhas obteve sucesso em seus nove anos de circulação. Sua primeira edição, no dia 3 de abril de 1995, trouxe comentários sobre obras relançadas do historiador Sérgio Buarque de Holanda, como Caminhos e FronteirasMonções e Capítulos de História Colonial. Outro destaque foi o ensaio inédito do crítico e professor de literatura da USP Davi Arrigucci Jr. sobre Ficções, do escritor argentino Jorge Luis Borges.

Para mais informações, acesse o site do Jornal de Resenhas  ou envie e-mail para atendimento@jornalderesenhas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário