quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sobre o Fator de Impacto

Rafael Garcia, em texto bastante esclarecedor e informativo, discorre sobre a importância/necessidade/função/uso (ou não) do famoso Fator de Impacto utilizado para avaliar a qualidade da ciência em publicações científicas.

Alguns trechos:

Pouca coisa no mundo é mais imprecisa do que a cientometria, a ciência que usa números para medir a qualidade da ciência. Essa disciplina tem seu mérito e sua utilidade, mas é vítima de uma ironia da condição humana: estudos científicos são trabalhos que buscam construir conhecimento com a maior objetividade possível, mas só podem ser avaliados com justiça quando alguém tem paciência para analisá-los um por um, subjetivamente, sem apelar demais para os números da cientometria.

[...] O fator de impacto foi criado para orientar bibliotecas sobre quais revistas assinar, não para avaliar a qualidade da ciência publicada nelas. A própria Thomson Reuters, empresa que faz o levantamento sobre fator de impacto hoje reconhece isso em sua definição sobre o índice.[...]

Agências de fomento de pesquisa, como o brasileiro CNPq, têm procurado adotar critérios mais específicos e menos cientométricos para conceder suas “bolsas de produtividade em pesquisa”. Mas isso não impede que revisores individuais deixem de ser seduzidos por fatores de impacto maiores.


Leia o artigo completo aqui



Outros artigos sobre o fator de Impacto: 







Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário