terça-feira, 23 de julho de 2013

Sacudindo as Ciências Sociais

Artigo publicado no New York Times aborda a estagnação das ciências sociais e defende uma r/evolução e modernização nos tópicos estudados por essa área do conhecimento. O autor acredita que o desprestígio das ciências sociais se deve principalmente ao fato de serem estudados sempre os mesmos temas e assuntos, diferente das ciências naturais, que vêm acompanhando a interdisciplinaridade do mundo contemporâneo. Nesta área novas disciplinas interligadas são oferecidas pelas universidades em substituição às já ultrapassadas, coisa que não ocorre nas ciências sociais.

O autor cita os exemplos de departamentos da sua época de graduação que já foram substituídos por outros: departamentos de anatomia, histologia, bioquímica e fisiologia desapareceram, em seu lugar, os departamentos inovadores: biologia de células-tronco, biologia de sistemas, neurobiologia e biofísica molecular.

As ciências sociais no entanto, continuam estudando os mesmos tópicos – poder do monopólio, discriminação racial e desigualdades de saúde – que não deixam de ser importantes – mas sua observação repetida não resolverá seus problemas, estando na hora de novos temas serem colocados em seus lugares, tais como neurociência social, economia comportamental, psicologia evolucionária, epigenética social, neuroeconomia, genética comportamental, ciência biossocial, ciência de rede e ciências sociais computacionais.

Novos departamentos e disciplinas podem ajudar os estudantes a se engajarem em novos tipos de pedagogia. Nas ciências naturais até os calouros fazem experimentos em laboratórios. Por que isso é raríssimo nas ciências sociais?  Sendo que atualmente é possível usar a internet para recrutar milhares de pessoas para participarem de experimentos randomizados?

Um exemplo interessante que o autor dá para os experimentos laboratoriais seria examinar fenômenos sociais estudados em aula, como por exemplo, como os mercados alcançam equilíbrio, como as pessoas cooperam, como os laços sociais são formados?

Ele finaliza concluindo que no século passado as pessoas procuraram resolver problemas por meio das ciências biológicas, mas que as ciências sociais prometem oferta equivalente para melhorar o bem-estar humano. Um entendimento profundo dos comportamentos coletivos e individuais poderia melhorar grandemente nossas vidas, mas para isso as ciências sociais precisam alinhar suas estruturas institucionais para as mudanças intelectuais do mundo contemporâneo.

Artigo original:  Let’s Shake Up the Social Sciences, by NICHOLAS A. CHRISTAKIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário