terça-feira, 16 de julho de 2013

Em tempos de informações imediatas: altmetrics

Artigo interessante publicado no The Chronicle of Higher Education fala sobre o aumento do uso de uma métrica alternativa mais condizente com o imediatismo contemporâneo para mensurar o impacto de produções acadêmicas: a “altmetrics”.

O termo “altmetrics” surgiu em 2010 quando Jason Priem, um candidato a doutorado  na School of Information and Library Science na  University of North Carolina usou-o em um tweet. Essa ideia se transformou num manifesto escrito por Priem e outros três pesquisadores, onde apontam as limitações dos filtros tradicionais para a mensuração, como os índices de citações de artigos e o fator de impacto, pois estes levam meses e até anos para disseminar os resultados. Já pela altmetrics isso pode ser coletado rapidamente, até mesmo em tempo real, podendo os pesquisadores acompanhar de que modo seus artigos, dados ou posts em blogs estão se movimentando através de todos os níveis do ecossistema acadêmico.

O artigo dá o exemplo de um pesquisador da Universidade de Washington que estuda os efeitos da mudança ambiental nos mariscos, que escolheu adicionar em seu currículo dados não convencionais: evidências do impacto online da sua pesquisa: ele registra quantas pessoas viram os posts do blog do seu laboratório, tweets sobre os achados do seu grupo de pesquisa, visitas aos seus dados de pesquisa no site Figshare, o número de downloads de slides de suas apresentações no SlideShare, e conversas sobre o trabalho no laboratório em plataformas de mídias sociais. Em sua bibliografia ele detalha não somente quantas citações cada paper recebeu, mas também quantas vezes eles foram baixados e vistos online. São tentativas de quantificar o alcance online da ciência, ele explica. Até suas anotações de pesquisas são postadas online, onde os colegas podem ver o progresso do seu trabalho.

Mas céticos e outros observadores questionam se posts de blogs, tweets e outras atividades em mídias sociais são sofisticadas  e confiáveis o suficiente para capturarem o verdadeiro impacto da pesquisa científica, cujo conceito é bastante inseguro.

(tradução livre nossa de trechos do artigo acima)


Mais artigos sobre "Altmetrics":

From bibliometrics to altmetrics: changing scholarly landscape


Nenhum comentário:

Postar um comentário