terça-feira, 4 de junho de 2013

Encontro pelo Conhecimento Livre - Grupo de trabalho em Ciência Aberta

No dia 07 de junho de 2013, no auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física, USP acontece o Encontro pelo Conhecimento Livre - Grupo de trabalho em Ciência Aberta
Inovações na prática científica que ampliem as oportunidades de participação na produção, circulação e aplicação do conhecimento serão os temas do encontro, que receberá pesquisadores de universidades brasileiras com experiências representativas. Iniciativas desenvolvidas na UFMG, UFRGS, UnB, UNESP, Unicamp, Unifesp e USP estarão entre as presentes. Ainda há abertura para relatos de outras experiências, com subsídio para transporte no país.
A participação é gratuita e aberta a todos, sem necessidade de inscrição.
O encontro acontece dia 7 de junho, no auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP (Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária), das 10h às 18h40.
As sessões do encontro organizam-se nos seguintes eixos:
  • Acesso aberto e revisão de publicações científicas
  • Dados científicos abertos
  • Ferramentas científicas abertas
  • Educação e recursos educacionais abertos
  • Ciência cidadã
  • Wikipesquisas

Cada eixo será orientado por pesquisadores com experiência em aplicá-lo ao seu trabalho, que farão breves apresentações seguidas de debate entre todos os presentes.
O evento também consolidará a formação de um grupo de trabalho nacional em Ciência Aberta, com o apoio inicial de diversos grupos de pesquisa e organizações nacionais e internacionais, como a Wikimedia Foundation, a Open Knowledge Foundation (Brasil e global), a Public Library of Science (PLOS) e outras como SPARC e IDRC.
Como parte das atividades do grupo de trabalho, no dia 8 de junho haverá um workshop para pesquisadores ingressantes e integrantes, a fim de promover maior familiaridade e experiência com práticas representativas das tendências discutidas no dia anterior.
Interessados no encontro e no grupo de trabalho podem obter mais informações em:

Encontro pelo Conhecimento Livre - Grupo de trabalho em Ciência Aberta
7/6 (sexta-feira), das 10h às 18h40
Auditório Abrahão de Moraes - Instituto de Física da USP. Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo - SP
Aberto ao público, sem inscrição

Workshop do grupo de trabalho em Ciência Aberta

8/6 (sábado), das 10h às 18h50
Casa Nexo. Rua Backer, 473, bairro do Cambuci, São Paulo - SP
Para ingressantes e integrantes do grupo, entrar em contato


Programa de Educação em Informação
Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas - DT/SIBi
Universidade de São Paulo
E-mail: atendimento@sibi.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário