sábado, 4 de maio de 2013

A Internacionalização científica e o profissional da informação

Compartilhamos mais um artigo preciso e esclarecedor da Profa. Maria Cristiane B. Galvão sobre o papel do profissional da informação no campo da pesquisa em saúde,  agora com foco na internacionalização científica.

Alguns trechos:

O papel do profissional da informação no processo de internacionalização científica no campo da saúde filia-se, em grande medida, aos processos sistemáticos e explicitados de busca, seleção e síntese da informação requeridos para a construção de um manuscrito a ser submetido aos jornais internacionais.

[...] entende-se que publicar em periódicos internacionais não é uma simples questão de vontade do pesquisador. Demanda o conhecimento aprofundado de alguns aspectos dentre os quais destacamos o processo de revisão da literatura científica a ser integrada ao manuscrito, ponto esse bastante relacionado com a atuação do profissional da informação no campo da saúde, já que, em tese, este profissional possui alta competência informacional para buscar, selecionar e sintetizar informações de qualidade para usos científicos. Faz-se notar que tal competência costuma ser adquirida paulatinamente por meio das disciplinas cursadas ao longo da graduação, tais como Leitura documentária, Elaboração de resumos, Indexação, Tesauros, Fontes de Informação e Lógica.

A internacionalização da ciência não é uma questão individual, demandando por processos de ensino-aprendizagem, métodos e éticas que permitam a comunicabilidade entre cientistas, bem como a análise crítica e a discussão dos resultados de pesquisa alcançados dentro de parâmetros aceitos e reconhecidos por diferentes comunidades científicas.

Na produção de artigos com foco nos periódicos internacionais no campo da saúde, um aspecto importante são os procedimentos de busca, seleção e análise de informações que serão empregadas no manuscrito. Tais procedimentos devem ser de grande conhecimento dos profissionais da informação, já que sua formação os capacita para ter uma competência informacional avançada.

Leia o artigo:


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