sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Redes Sociais de Ciência e Pesquisa




É uma plataforma gratuita para pesquisadores compartilharem papers de pesquisas. Sua missão é acelerar a pesquisa no mundo. Além de compartilhar seus trabalhos, o pesquisador pode monitorar análises profundas sobre  o impacto destes e acompanhar  as  pesquisas dos colegas.
1.906.517 é o número de pesquisadores assinantes do serviço, adicionando 1.580.436 papers e 559.381 interesses de pesquisa. O site recebe acima de 3.9 milhões de visitas por mês.


É uma mistura de gerenciador de referências (gratuito) com rede social acadêmica, onde, além de ajudar a organizar a pesquisa, é possível colaborar online com outros pesquisadores e acompanhar novos trabalhos. Ele também importa papers de outros softwares de pesquisa. É necessário fazer o download do software, mas pode ser usado online também, com acesso em iPod e iPad e compatível com Windows Word 2003, 2007, 2010, Mac Word 2008, 2011, OpenOffice 3.2 e BibTeX, sendo possível sincronizar o online com o desktop.


Semelhante ao Academia.edu é uma plataforma gratuita para cientistas compartilharem papers de pesquisas. Possui mais de 2 milhões de membros. Também possui  análises métricas para o pesquisador mensurar o alcance da influência do seu trabalho. Foi fundado em Berlim.


Como o Mendeley, o Zotero também organiza referências e compartilha pesquisa gratuitamente. Cobre centenas de sites, permite adicionar em sua biblioteca artigos do JSTOR, New York Times e livros de catálogos online de bibliotecas, por exemplo. É possível adicionar arquivos em PDF, imagens, vídeos e o que mais você desejar. É necessário fazer o download do software, e como o Mendeley, também pode ser usado online sincronizando-o com o desktop. Um dos seus fundadores é o The Institute of Museum and Library Services, em Washington.


Quem souber de outras, poste nos comentários!



Fontes:

Um comentário:

  1. Ótimo tema a ser retratado, irá apoiar muita gente durante a criação de teses e dissertações, fora a possibilidade de pesquisas randômicas.

    ResponderExcluir