quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Blogs e Divulgação Científica


Em artigo publicado no blog Impact of Social Sciences Project da LondonSchool  of Economics, a autora traz uma discussão interessante sobre o referenciamento de blogs como instrumentos de divulgação/ produção científica.


Em resumo, são levantadas as seguintes questões:


  • Como os blogs devem ser referenciados e se devemos ou não buscar uma cultura de equivalência entre blogs e peer-reviewed papers.

  • O que um pesquisador sério e comprometido escreve em um blog deve ser considerado menos oficial do que aquilo que ele escreve em uma revista científica? (a autora não acredita nisso, não devendo haver diferença entre referenciar um ou outro)

  • Uma das principais prioridades da pesquisa financiada é o compromisso público e o impacto além da academia. Configurando-se os blogs melhores para esse fim do que as revistas científicas.

  • Todas as fontes devem ser criticamente avaliadas, independente de onde elas se originaram e de quem as escreveu.  A credibilidade de uma fonte não pode ser somente atribuída ao seu método de divulgação, ela é uma combinação de fatores.

  • Ignorar os blogs é ignorar uma área crescente de divulgação, mas por outro lado, as pessoas que os usarem têm que avaliar suas relevância e credibilidade como fonte, e ser capaz de defender suas próprias decisões quanto a essas escolhas.

Acesso ao original:   All sources are equal but some are more equal than others – (how) should blogs be referenced?   (no final há artigos relacionados).



Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário