segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Academic Commons – o repositório da Columbia University

Na era da informação livre,  a Universidade de Columbia em Nova York fala de sua iniciativa na criação do Academic Commons – repositório institucional de acesso livre.

Em janeiro deste ano a universidade lançou uma resolução sobre acesso aberto que convida seus pesquisadores a postarem artigos de periódicos, capítulos de livros, relatórios técnicos, etc. para o Academic Commons, repositório administrado pelo Center for Digital research and Scholaship (CDRS), uma divisão do serviço de bibliotecas da universidade. Alguns institutos já adotaram a resolução, e outros ainda estudam a proposta.

Os números colhidos em junho último apontam um total de 3.646 (hoje, o site já registra 4.136) itens na plataforma, mas espera-se um crescimento exponencial para o próximo ano. O site é de acesso livre para o público, proporcionando aos pesquisadores uma maior visibilidade para a sua produção científica do que o acesso unicamente via assinaturas de periódicos.

A primeira incursão da universidade nos repositórios de acesso aberto chamou-se DigitalCommons@Columbia, lançado em 2006 pela Divisão do Programa de Bibliotecas Digitais, que servia como repositório somente para o Centro sobre Economia Japonesa e Negócios e para o Departamento de Economia.

Em 2008 a Columbia mudou o nome do repositório para Academic Commons, colocando-o sobre a responsabilidade do CDRS. A iniciativa da universidade de disponibilzar informação online espelha-se na tendência global da digitalização de conteúdos.

Além da Universidade de Columbia, muitas outras universidades ao redor do mundo tem aderido à iniciativa. “O movimento em prol da criação de repositórios começou por volta dos anos 1990, mas começou a ser levado adiante realmente, há pouco anos”, diz Rebecca Kenninson, diretora da CDRS, fundada em 2007.

A equipe do Academic Commons  acredita que o repositório tem potencial para reduzir a distância entre a academia e o público em geral.

Fontes:
Obourn, Nick. Academic Commons makes more research accesible online. The Record. New York, vol.36, n.12, p.4, jun. 2011.

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