quarta-feira, 20 de julho de 2011

In loco: New York Public Library

Em recente viagem à Nova York conhecemos a sua famosa biblioteca pública, a New York Public LibrarySituada na Fifth Avenue (5a. Avenida) entre as ruas 40th e 42nd, seu prédio impressiona e convida a visitá-la (lá dentro sua beleza surpreende e supera expectativas!). Construída em 1911, é um belo exemplar da arquitetura Beaux Artes da cidade.

Logo na entrada, nas suas escadarias, existem dois leões, um em cada extremidade, apelidados de Fortaleza e Paciência pelo prefeito Fiorello LaGuardia durante o período da grande Depressão.
Acima da cornija há o nome dos homens cujas coleções originaram a biblioteca em 1886: John Jacob Astor, James Lenox e Samuel  J. Tilden.  As dezenas de milhões de materiais biliográficos que compõem o acervo são mantidos em hectares de depósitos nos andares inferiores, que se estendem até porões embaixo do Bryant Park.
O conteúdo de materiais bibliográficos que a biblioteca possui é uma mistura de coleções de pesquisa acadêmica e de interesse geral. Existem também bibliotecas ramais em outros bairros da cidade, como Bronx, Staten Island e na própria Manhattan.
Um exemplo da riqueza das coleções da biblioteca é uma cópia da Bíblia de Gutemberg e uma cópia do manuscrito de Jefferson  da Declaração de Independência dos Estados Unidos, a qual felizmente pudemos apreciar devido a um magnífica  exposição no piso térreo em comemoração aos 100 anos da construção do seu prédio atual. (explore o site da exposição, há coisas interessantíssimas: http://bit.ly/lhMJhX).





Fontes:
Nevius, J. Guia de passeios: Nova York. São Paulo: Publifolha, 2010. 2a.ed.
New York Public Library: http://www.nypl.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário