quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pesquisa sobre uso de fontes de informação em Faculdades de Medicina

Primary Research Group publica pesquisa sobre o uso de periódicos, bases de dados, repositórios e outras fontes de informação em Faculdades de Medicina:

O relatório fornece dados detalhados sobre a utilização, por parte das faculdades de medicina, de bases de dados, publicações institucionais, repositórios digitais, blogs médicos, wikis e listas de discussão, entre outros recursos de informação médica. O relatório também aborda a importância da utilização da biblioteca, incluindo o número de vezes que os pesquisadores visitam a biblioteca. O estudo apresenta o percentual de professores médicos que receberam treinamento específico sobre bases de dados médicas tais como Ovid, PubMed, Medline, Web of Science, entre outras bases, bem como as suas preferências para versões impressa ou online de revistas médicas.

Alguns resultados são apresentados a seguir:

* 38% dos professores não estavam familiarizados com o uso de wikis médicos como fonte de informação.

* 5,67% dos professores da amostra afirmaram ter recebido formação específica de bibliotecários ou profissionais de informação sobre como usar o Scopus.

* 37,6% disseram que um tutorial on-line ou via download era uma forma atraente de aprender sobre bancos de dados médicos (60% dos pesquisadores na área de cardiologia e oncologia acham este recurso atraente).

* Revistas impressas são mais populares nos Estados Unidos do que no exterior, e são mais populares entre os mais velhos do que entre os investigadores mais jovens.

* 16,67% dos pesquisados dizem que têm contribuído para publicações repositório digital da respectiva biblioteca.

O estudo de 133 páginas é resultado de pesquisa realizada com 141 professores das 50 maiores Escolas de Medicina, predominantemente dos EUA, mas também do Canadá, Austrália e Reino Unido. Os dados são divididos por especialidade de investigação, idade, sexo, tempo de profissão, nacionalidade, entre outras variáveis.

O acesso ao relatório (obviamente) é pago e pode ser adquirido pelo site da empresa:
 

O Primary Research Group  publica relatórios de pesquisas, resumos e estudos de benchmarking para negócios, faculdades, bibliotecas, escritórios de advocacia, hospitais, museus e outras instituições.

Fonte: Portal de Capacitação de Equipes- Sibi-Usp

Nenhum comentário:

Postar um comentário