segunda-feira, 2 de maio de 2011

Embrapa lança conjunto de serviços de informação em acesso aberto

A Embrapa lançou oficialmente no dia 27/04/11 seu conjunto de serviços de informação de acesso aberto. Mantido pelo Sistema Embrapa de Bibliotecas, que é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica, e pelo Laboratório de Software Livre, que faz parte da Embrapa Informática Agropecuária, o Repositório Alice (Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa), a Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) e o Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura) constituem os principais resultados do projeto "Acesso Aberto na Embrapa", financiado pela própria instituição de pesquisa.

Repositório Alice é o repositório institucional da Embrapa, contendo informações científicas produzida na instituição, resultante das atividades de pesquisa. O sistema, que é interoperável, nasceu com 15.219 itens armazenados (artigos de periódicos, trabalhos de congressos, notas técnicas, capítulos de livros, livros, teses e dissertações, etc). Está disponível em www.embrapa.br/alice .
 
A informação gerenciada pela Infoteca-e é aquela sobre as tecnologias desenvolvidas na instituição. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição, com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa. O sistema conta hoje com mais de 11.500 itens e está disponível em www.embrapa.br/infoteca .
 
O Sabiia é provedor de serviços temático. É o primeiro provedor de serviços da área de agricultura do mundo. Trata-se de um mecanismo de busca automatizado que coleta e centraliza metadados de provedores de dados científicos de acesso aberto, previamente selecionados. Essa interface reúne informações sobre agricultura e áreas afins, possibilitando o acesso ao texto integral de milhares de publicações científicas disponíveis em diversas instituições nacionais e internacionais. Indexa mais de 191.000 de registros de 115 provedores de dados, permitindo o acesso a documentos como livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, folhetos, teses, anais de eventos, entre outros. Está disponível em www.embrapa.br/sabiia .

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário