segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

São Paulo faz aniversário e ganha de presente a Biblioteca Mário de Andrade repaginada!


Amanhã, dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 457 anos de existência. Para comemorar, além dos eventos programados, como espetáculos musicais na esquina mais famosa da cidade – av. Ipiranga com av. São João – a cidade ganha um presente muito maior: a reabertura completa da segunda maior biblioteca do país – a biblioteca Mário de Andrade.

Fechada há três anos para restauração e modernização, a biblioteca reabre suas portas. Os mais de 327 mil livros da coleção geral estarão novamente à disposição para consultas. Destes, 51 mil considerados raros ou especiais. Além da biblioteca, a Praça Dom José Gaspar, onde ela está localizada, passou por uma revitalização e recebeu novo projeto paisagístico.

A Biblioteca Mário de Andrade (BMA) é uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a primeira biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional. Foi inaugurada, em 1926, na Rua 7 de Abril, com uma coleção inicial formada por obras doadas pela Câmara Municipal de São Paulo.

Em 2005, com a criação, na Secretaria Municipal de Cultura, do Sistema Municipal de Bibliotecas, a Biblioteca adquiriu o status de Departamento, ganhando, assim, maior autonomia administrativa, constituindo-se de fato unidade orçamentária da Prefeitura. No entanto, só em dezembro de 2009 foi aprovada sua reestruturação administrativa, cuja implantação lhe dará condições de cumprir adequadamente sua dupla missão: preservação e acesso.

Confira a programação da inauguração no site:


Se estiver em São Paulo, aproveite para conhecê-la!


Fontes:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,85089  

Nenhum comentário:

Postar um comentário