quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Química todo dia!

2011 foi escolhido como o Ano Internacional da Química. Essa data foi discutida em reunião realizada em 2006 pelo comitê executivo da IUPAC (The Internat. Union of Pure and Applied Chemistry), e definida em 2008, pois  já era hora de serem celebradas as realizações da Química e a sua contribuição para o bem estar da humanidade.

Com o tema “Química: nossa vida, nosso futuro”, o AIQ-2011 tem os objetivos de aumentar o conhecimento do público sobre a química, despertar o interesse entre os jovens e realçar as contribuições das mulheres para a ciência. Entre várias atividades, há a homenagem à cientista polonesa Marie Curie (1867-1934) – ícone da mulher na ciência - que há 100 anos conquistava o Prêmio Nobel da Química. A pesquisadora, radicada na França, foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes – ela já havia recebido o Prêmio Nobel da Física em 1903.
Marie Curie

Também será lembrado o centenário de fundação da Associação Internacional das Sociedades de Química, iniciativa que possibilitou a colaboração científica internacional.

A cerimônia de abertura do Ano Internacional da Química 2011 (AIQ-2011) será realizada nos dias 27 e 28 de janeiro, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris.

Saiba mais em:

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário