sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Acesso aberto já rivaliza com acesso pago

É o que nos apresenta com dados, a bibliotecária e pesquisadora canadense Heather Morrison , no artigo “Dramatic Growth of Open Access: September 30, 2010” publicado no seu blog THE IMAGINARY JOURNAL OF POETIC ECONOMICS.

Nele, a pesquisadora expõe o status do acesso aberto em números até 30/09/10, onde analisa os principais e maiores repositórios de acesso aberto no mundo: a quantidade de títulos existentes nos acessos assinados e nos repositórios de acesso livre, atesta a grande expansão do segundo.

Os pontos levantados na matéria são os seguintes (nas palavras da autora):

“A questão crucial agora nos setores de acesso aberto é se eles estão prontos para uma comparação séria com os setores de assinaturas.”

“Há pelo menos quatro grandes coleções de acesso aberto que são mais que o dobro do tamanho da Elsevier, que é o maior publicador comercial, em números de títulos. Mesmo quando nos limitamos a coleções com peer-reviewed, DOAJ – uma das quatro grandes - agora inclui mais de duas vezes o número de títulos na Science Direct (Elsevier)

“Assim, é razoável concluir que a capacidade do setor de acesso aberto já rivaliza com a do setor baseado em assinatura.”

Leiam a matéria na íntegra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário