quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ultima Hora: fotografias e ilustrações



O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizou na internet um lote com 54.385 novas imagens originárias do acervo de negativos fotográficos do Última Hora .

O Fundo Ultima Hora, parte do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, é composto por 166 mil fotografias, 500 mil negativos, 2.223 ilustrações e uma coleção de edições da Ultima Hora do Rio de Janeiro entre os anos de 1951 e 1970, em papel ou microfilme. A documentação foi acumulada ao longo da trajetória da edição carioca do jornal. O valor desse fundo é inestimável, pois as peculiaridades e riquezas da UH permitem que seja fonte para diversos tipos de estudo, tanto técnicos sobre design, jornalismo, ciências políticas e história, pois ele foi um marco no jornalismo brasileiro, inovando em termos técnicos e gráficos.

Existe ainda no site, um filtro de busca, aonde é possivel buscar as fotografias por período, autor e palavras-chave, e ilustrações, por período, título e autor.

O Última Hora foi um jornal carioca fundado pelo jornalista Samuel Wainer, em 12 de junho de 1951, e chegou ter uma edição em São Paulo, além de uma edição nacional que era complementada localmente em  Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Niterói, Curitiba, Campinas, Santos, Bauru e no ABC paulista.

Foi vendido em 1971 a Empresa Folha da Manhã S/A que também era proprietária do jornal  Folha de São Paulo.


Uma foto buscada no fundo Ultima Hora:


Descrição:Transmissão do cargo de Presidente da República: Jango Goulart, 3 negativos 4x5 polegadas PB acetato; - Data: 19/07/1956
Autoria: não consta
Código Eletrônico: ICO_001_012077_003.jpg


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário