segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cientistas de Ribeirão Preto - volume II

Lançado no final de março último, o segundo volume da obra Cientistas de Ribeirão Preto vem com algumas mudanças em relação ao primeiro volume de 2007.

Organizado por José Aparecido Da Silva e Rosemary Conceição dos Santos, o livro reúne 78 perfis de pesquisadores da região, apresentando detalhes das trajetórias acadêmicas e pessoais de cientistas de diferentes instituições de ensino, públicas e privadas.

A principal mudança no novo volume está na sua estrutura narrativa. No anterior, as histórias são narradas pelos organizadores, que colheram informações a partir de entrevistas e de fontes de acesso público como a Plataforma Lattes. Neste, a narrativa é em primeira pessoa, como se os pesquisadores contassem suas histórias para os alunos. Contam suas motivações pela carreira, razões para a pesquisa bem como o futuro desta. Narram também como começaram a carreira e dos desafios que encontraram. Seus interesses pessoais em relação a lazer e cultura também são expostos.

Outra mudança é em relação à distribuição dos exemplares. O primeiro volume foi distribuído gratuitamente entre os calouros e disponibilizado gratuitamente na internet. Já para este, a aquisição será por meio de compra, cujos recursos serão destinados à Academia de Ciências de Ribeirão Preto, e será utilizado para pagar uma bolsa de iniciação científica.


Mais informações: http://www.ccrp.usp.br/ , jadsilva@usp.br  



Fonte:
http://www.agencia.fapesp.br/materia/11958/divulgacao-cientifica/cientistas-de-ribeirao-preto.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário