quarta-feira, 3 de março de 2010

Biblioteca de Websites


Preocupados com as constantes mudanças e desaparecimento de muitos websites que frequentemente possuem informações exclusivas – não publicadas em nenhuma outra mídia, a Biblioteca Britânica, com a colaboração de outras bibliotecas, criou o UK WEB ARCHIVE – um depositório de websites britânicos, que objetiva coletar, preservar e garantir acesso permanente a sites para as futuras gerações.

Os sites escolhidos para serem preservados são aqueles que publicam pesquisas, os que refletem a vida e os interesses da UK, inovação na web, e os de “literatura cinzenta”. A coleta começou em 2004 e já foram arquivados milhares deles. Porém, para que um site seja arquivado, devido às restrições legais, ainda é preciso que o dono deste autorize o seu arquivamento - fato custoso e difícil, pois muitos proprietários não respondem à solicitação.

Para sanar esse problema, as bibliotecas envolvidas estão fazendo “lobby” para que o Legal Deposit Libraries Act, de 2003 entre em vigor – lei que autorizará o arquivamento automático dos sites pelas bibliotecas.

Acesse:    UK WEB ARCHIVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário